A energia fotovoltaica é aquela na qual a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica.

Como é esperada, a produção de energia solar em dias chuvosos ocorre de modo inferior aos dias ensolarados. Isto acontece porque os painéis solares necessitam da incidência solar direta, logo, com a sua diminuição em dias de chuva, reduz-se a geração de energia solar.

Entretanto, é muito importante destacar que a diminuição não significa que seu sistema fotovoltaico parará de funcionar. Além disso, a chuva também contribui para a manutenção dos seus painéis solares, retirando toda a sujeira e outros elementos que possam prejudicar a operação. Sendo assim, mesmo com a baixa luminosidade causada por períodos chuvosos, seu sistema continuará funcionando de modo mais lento, mas ainda favorável.

Assim como a geração de energia solar em período de chuva, em dias nublados também há uma baixa no seu funcionamento. Desta forma, a grande formação de nuvens torna a incidência solar nos painéis difusa, o que minimiza a produção de energia.
Não. Se o seu sistema estiver conectado na rede elétrica da distribuidora o inversor irá desligar imediatamente e isolar o seu sistema fotovoltaico por uma questão de segurança (Desta forma você evita causar um acidente ou estragar o seu sistema).
É bem simples, sendo que todas as unidades consumidoras deverão ter a mesma titularidade. Basta preencher um formulário próprio, disponibilizado pela concessionária de energia local, e entregá-lo no local de atendimento da concessionária (algumas aceitam o envio através de email). Neste formulário você indicará para qual imóvel deseja transferir os créditos excedentes e, inclusive pode indicar qual porcentagem desses créditos deseja transferir para cada imóvel, caso seja mais de um.
Sim. Os principais equipamentos como módulos, estruturas de fixação, inversores, cabos e sistemas de proteção podem ser removidos e instalados no novo local. No entanto, para sistemas conectados à rede um novo projeto deverá ser submetido a concessionária de distribuição.
É aquele no qual a energia ativa injetada por unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída é cedida à distribuidora local e posteriormente compensada com o consumo de energia dessa mesma unidade consumidora ou de outra unidade consumidora de mesma titularidade. Ou seja, quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em outro imóvel de mesma titularidade ou na fatura do mês subsequente. Os créditos de energia gerados ficam válidos por 60 meses.
O sistema on grid é aquele que funciona conectado à rede elétrica. É necessário protocolar um projeto elétrico para homologação junto à concessionária.

- A energia solar é renovável, ou seja, nunca acaba.

- É uma energia limpa, ou seja, não gera poluentes para o meio ambiente.

- Tem um baixo custo de manutenção dos equipamentos usados.

- O equipamento pode ser instalado em residências, empresas, chácaras, indústrias.

- É um excelente investimento, com um retorno muito rápido

O sistema fotovoltaico tem a vida útil de 25 a 30 anos. Os painéis têm garantia de 10 anos contra defeitos de fabricação e 25 anos de até 80% da eficiência. Os inversores têm garantia de 5 anos, dependendo do fabricante e vida útil de até 15 anos podendo haver necessidade de substituição após esse período.
A manutenção de um gerador solar fotovoltaico é mínima, consistindo basicamente na limpeza dos painéis solares 1 vez ao ano. Na maioria dos casos, onde os painéis são instalados em telhados inclinados, a própria chuva realiza esse procedimento.